Procurar:

Sobre as flores e atracção humana

Share it Please

1228455_56b2_625x1000

Uma orquídea esquecida na janela da minha casa-de-banho entrou no meu campo visual e suscitou em mim uma metáfora deliciosa sobre a realidade e a lógica do comportamento humano actualmente no campo da estética e das relações.

Não me custou muito confirmar que a função biológica da flor tem uma índole exclusivamente reprodutiva, na medida em que é a concretização de uma estratégia para a sexualidade das plantas. Depois, sabemos que a flor tem dois argumentos principais nesse fim reprodutivo: atrair pelo seu aroma e atrair pelo seu aspecto.

Pensemos então na lógica reprodutiva que vigora actualmente nas gerações mais novas, na qual a atracção depende sobremaneira do culto da imagem, entendendo-se por isso o estilo visual em termos de aparência, modo de vestir, uso de cosméticos e perfumes, etc. Repare-se como muito pouco da nossa lógica atractiva é reservado para coisas que não sejam sensoriais (valores, princípios, cultura, erudição) e constatemos como também as plantas dependem somente de argumentos de estimulação sensorial.

Mas a metáfora não se fica por aqui: o que dizer do facto de a flor, enquanto argumento que a planta tem para se perpetuar no mundo, vê de repente a sua tarefa facilitada pelo simples motivo de que as plantas com flores esbeltas ou perfumadas são alvo de uma preferência por parte do homem, que lhe confere a primazia da reprodução visto que comercialmente são mais apetecíveis. Dizer isto é perguntar como devemos interpretar o ponto em que pelo simples facto de cumprirem os requisitos estéticos da sociedade humana actual, um homem ou uma mulher passam à frente dos demais. De repente, só porque estão mais bem cotados dentro dos cânones da beleza e sensualidade, estes indivíduos superam imediatamente aqueles que possam ter outros argumentos, não menos válidos, mas certamente menos mediáticos. E foi assim que pensei que poderia ter, na casa-de-banho, uma planta sem flor, pois não estaria necessariamente menos bem servido. Afinal para esse sítio é muito discutível a importância de se ser atraente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...