Procurar:

Sobre a importância de distinguires o fundamental do acessório

Share it Please


"É um ditado antigo: quando alguém aponta para a lua, o parvo olha para o dedo. E aqui aconteceu precisamente o contrário, o ministro apontou para o pastel de natal e os parvos olharam todos para o pastel de natal, quando deviam desta vez, pelo menos uma vez, ter olhado para o dedo"

Ricardo Araújo Pereira - Governo Sombra - 21/01/2012


Nesta tirada cómica há algo de sério e que merece ser registado em complemento ao riso que pode suscitar.

Perceberes aquilo que é acessório numa questão e que poderá ter um mero peso simbólico ou metafórico, é crucial para a compreenderes o fundamental da mensagem dos outros.

A problemática da compreensão do fundamental e do acessório abrange praticamente qualquer quadrante da tua vida. Pode surgir na interpretação dos episódios e doutrina religiosos, na análise a um desafio desportivo (um jogo de futebol), na interpretação das palavras de um ministro ou presidente ou no teu processamento interno de uma crítica ou elogio que te façam.

O mau funcionamento desta forma de perspicácia na compreensão da parte relevante das coisas poderá levar-te a conclusões errôneas nas quais o único "parvo" no meio da interpretação a que chegues serás certamente tu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...