Procurar:

Sobre não precisares de dinheiro para comprar ou vender

Share it Please


Talvez não te tenhas dado conta, mas o dinheiro é em si mesmo um produto, assim como as maçãs, os computadores ou os bilhetes para o cinema. Qualquer operação comercial realizes envolve portanto uma troca de produtos. Na sociedade actual instituiu-se que a concretização dos processos de compra e venda deve ser feita entre um produto variado (maçãs, computadores, bilhetes para o cinema) e um produto fixo instituído: dinheiro.

Poderás perguntar-te porque motivo só compramos ou vendemos coisas por dinheiro. Se eu te quiser vender um carro e assumir o carro que tens como contrapartida, chamaremos a isso "troca", embora no fundo o que isso seja uma venda em que nenhum dos dois produtos envolvidos foi dinheiro.

Se me acompanhaste até aqui, convido-te a pensar porque motivo quando há escassez de dinheiro as operações comerciais ficam bloqueadas, mesmo que haja gente interessada em comprar os produtos e gente interessada em vendê-los.

Se eu te der pão em troca por ovos, não precisarás do dinheiro que gastarias em pão, e eu não precisaria do dinheiro que gastaria em ovos.

2 comentários:

  1. André Santos10:35 da manhã

    Olá Marcelo

    Achei interessante o texto que escreveste. No entanto acho importante referir que a existência do dinheiro resultou da "evolução" das trocas comerciais.

    Inicialmente, antes da existência do dinheiro em si, os povos trocavam bens entre si, como por exemplo eu vendia madeira em troca de comida. O dinheiro "apareceu" inicialmente como uma espécie de "recibo" em que estipulava a quantidade de um bem que uma pessoa possuia num dado sitio (armazém, etc.). Muitas vezes esse recibo vinha sobre a forma de um pedaço de metal com um simbolo desse mesmo bem.

    Mais tarde seria o próprio valor do metal (ouro, entre outros) que se tornava a moeda.

    O sistema monetário que temos hoje em dia, com certeza que tem muitos defeitos e muito por onde evoluir.

    O exemplo que deste do pão e dos ovos, ou até da troca de carros, é exequível, creio eu, mas apenas entre pessoas que tenham a mesma percepção de valor. Pois podem discordar no que toca a "quantos pães vale um ovo" ou vice-versa. Na minha opinião creio que o dinheiro veio ajudar a uniformizar o valor das coisas e por consequência as trocas comerciais.

    Voltando aos exemplos que deste, creio que é preciso um grau de confiança entre as duas pessoas que trocam (amigo, vizinho, etc.) para que esse tipo de trocas seja possível.

    Um abraço

    André Santos

    ResponderEliminar
  2. Caro André Santos,

    Não quis com a minha reflexão dar a entender o sistema monetário está errado ou já não serve.

    Ao invés, lembrei apenas que já existiu e ainda pode existir um mecanismo paralelo e legal que passa por trocas de bens e que evita o problema de ligares o poder de compra à liquidez monetária.

    Qualquer operação comercial que se concretize requer sintonia na percepção de valor. Se eu te for vender um carro por 100 e tu achares que não vale mais de 90 e a negociação que seguir não conduzir a um entendimento, não há venda nem compra. Não vejo em que isso seja diferente de eu te vender ovos e tu me pagares em pães.

    Percebo porque o dizes e sei que se deve ao facto de o acto de negociar praticamente inexistir em certos domínios do comércio actual.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...