Procurar:

Sobre o ainda pertenceres à cultura portuguesa, mas não só a ela

Share it Please


Se vires bem, sendo tu parte de um povo com cultura e tradições seculares, nem sempre te é fácil acomodares e apoiares as tradições, verdadeiras raízes da tua identidade.

A respeito das tradições alimentares, não estou certo que a tua preferência seja grande o suficiente para abranger géneros tão díspares como tripas à moda do Porto (um prato verdadeiramente histórico), enchidos trás-montanos, cabidelas, sarrabulhos, queijos regionais ou vinhos das mais diversas regiões.Então e as pizzas, os hambúrgueres ou os chop-suey de vaca?

Depois podemos falar de outras tradições como fado, touradas, festas de santos populares, magustos, mas também de coisas mais recentes como partidas de futebol ou diásporas veraneantes para o Algarve. Nada disto incorpora RyanAir, Erasmus ou festivais de Verão.

No final de contas, tu sabes reunir a agulha e o fio com que coserás a identidade nacional, mas falo-ás de modo um tanto simbólico. Ser português, hoje, é ser também americano, espanhol, alemão ou chinês. Eis o motivo porque é complexo acomodares o folclore nacional no teu íntimo: aquilo faz totalmente parte de ti, mas tu não fazes totalmente parte daquilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...