Procurar:

Sobre o não teres consciência do que perdeste ou te foi negado

Share it Please

"Se a escola não preencher o vazio de conhecimento, manter-se-ão as elites estabelecidas, tal e qual, a transmitirem aos seus descendentes o que lhes permite manter estatutos privilegiados, evitando que se igualem desiguais. Nas palavras de Luís de Camões, “se este costume dura” ficarão alguns, muitos, “tão ásperos (…) tão rudes e de ingenho tão remisso” que nem consciência terão do que perderam ou, melhor, lhe foi negado."
Helena Damião e Ana Grave, no blogue de Rerum Natura



É bastante natural que te preocupes mais com o que sabes deixar para trás, com o que reconheces e identificas como algo que terás de abrir mão de, do que com aquilo que existe em potência e que suspeitas que poderias vir a receber e conhecer se algo tivesse sido diferente em ti e no mundo. 

Isto acontece tipicamente com a cultura, a educação, a filosofia, o voluntariado, etc. Acabas por nunca sair à rua reclamando por tudo o que não chegaste a receber, aprender, ter e crescer porque para isso terias de vislumbrar como serias, pensarias e existirias caso o que reclamas faltar tivesse sido devidamente suprido.

Só com sorte vês um mal educado a reclamar contra o insuficiente processo de educação a que foi sujeito. 

Esta é uma questão muito pertinente. Pensa nela quando tiveres uns minutinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...