Procurar:

Sobre o silêncio enquanto enorme luxo

Share it Please


"O silêncio tornou-se um enorme luxo. As pessoas vivem no meio da algazarra. Já não há noite nas cidades. Os jovens têm medo do silêncio. O que vai acontecer às leituras sérias e difíceis?"
George Steiner – Revista Telérama – 30/12/2011 


Assim falou G. Steiner e assim te chamo atenção para uma pergunta que te podes colocar: tens tu medo do silêncio? Quando chega a noite e estás em casa, em que mesmo não querendo acabas a olhar para uma televisão ou computador horas a fio, embebido em algo que te distrai e te subtrai à consciência de que estás só, é por medo do silêncio que o fazes?

O silêncio dispõe-te a estados de espírito mais introspectivos necessários, libertando-te disposição e sensibilidade para incorporares verdades estruturantes sobre o homem, verdades que quando por ti são apreendidas como que libertam uma visão mágica e universal sobre o mundo, que até aqui te era desconhecida.

Se nunca te deixas ficar pelo silêncio e te distrais, podes nunca ter momentos reveladores, capazes de sinalizar mudanças necessárias decorrentes do teu (esperado) crescimento interior. Existe vida para lá do movimento, da azáfama de pequenas tarefas a que te agarras como se fossem a coisa mais importante do mundo do qual depende a tua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...