Procurar:

Sobre o super-herói que mora em ti

Share it Please


Black Coffee feat. Bucie - Superman (Original Mix)

Nesta sociedade de que  fazes parte, o conceito de super-herói preenche o imaginário de muitas crianças mas também de alguns adultos. Elegem-se normalmente para esta posição arquétipos baseados em atributos sobrenaturais inatos ou acidentalmente adquiridos, que tipicamente transcendem a esfera humana.

Na falta de uma concepção mais lata, seria muito desencorajador pensar que um homem fora-de-série depende apenas do acaso (algo inato ou acidentes) para o ser. Afinal, será mesmo que não há nada que possa ser feito, ao nível do trabalho interior, para caminhares para um patamar de modelo da sociedade, de virtuoso ser que gravita num patamar existencial acima da média e como tal fora-de-série?

É preferível entender um super-herói tão somente como um modelo da sociedade. Os super poderes que estão ao alcance de cada um dos mortais são coisas como o autodomínio, a tolerância, a isenção de opinião, a escuta activa, o bom humor. É por aí que devemos procurar o super-herói que mora em nós.


2 comentários:

  1. Olá Marcelo
    Parabéns pelo texto e pela visão que mostras ao escrevê-lo.
    Realmente, as pessoas procuram sempre algo sobrenatural, quando os 'super poderes' que precisam estão tão perto do seu alcance! O último parágrafo revela exatamente o que penso sobre o assunto.
    Fico contente por já sermos dois a pensar assim :)
    Um abraço
    Ivo Pais

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ivo Pais, meu amigo e, porque não, superherói,

    Fico satisfeito por registares a nossa proximidade de pontos de vista neste tema.

    Ser-se correcto, decente, ponderado, maduro, social, interessado, etc, é já em si mesmo um enorme desafio, que merece ser reconhecido como tal.

    Um abraço e até breve!

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...