Procurar:

Sobre o dia mundial do jazz e a Verdade contida na música

Share it Please
Pachelbel - Canon in D major (Jacques Loussier Trio)

(Hoje é o dia mundial do Jazz). Porque tenho vindo a aproximar-me avidamente deste género musical, escolhi-o como mote para exclamar a importância da música na vida das pessoas. A música é reveladora da Verdade do Universo, da singular harmonia, conjugação, sequenciação de comprimentos de onda, de graves e agudos, de sois e bemóis, de sustenidos e suspiros.

Um ponto - ou nota, caso prefiram, - especial a respeito da música passa pela particularidade de pôr a nu a influência do modo sobre a nossa aceitação de algo que, na sua essência é o mesmo. Esta música que proponho foi composta originalmente por Johann Pachelbel (1653-1706) no âmbito da música barroca e eis que me cativa na forma de jazz, mesmo que na qualquer versão sejam variações em torno de uma essência-chave que lhe dá vida.

Neste sentido, a transposição musical de músicas, músicos e ouvintes numa matriz musical e cultural diversificada encarna precisamente a importante noção que devemos reter, de que a Verdade das coisas subsiste às particularidades e caprichos de forma, porque os transcende e, além disso, é intemporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...