Procurar:

Sobre a autodisciplina, sua dificuldade e sua importância

Share it Please


Todos sabemos que o trabalho de autodisciplina é tortuoso e doloroso. O estudante sabe-o bem, o trabalhador que cumpre horários sabe-o bem, o desempregado que busca um emprego sem grande confiança sabe-o bem, e tantos outros...

Somos particularmente afoitos em compreender o que é a autodisciplina em determinados vértices de nossas vidas, esquecendo tantos outros para os quais a nossa consciência está menos desperta ou sensibilizada Se fizermos um exercício, repararemos como praticamente tudo requer autodisciplina: o ímpeto de falar, o uso de calão, o objecto do nosso olhar, as expressões corporais que denotam ansiedade, impaciência, stress, nervos; o tipo de actividades a que dedicamos o tempo livre, o tempo que dispendemos nessas actividades; a nossa higiene pessoal e cuidados de saúde como manutenção física, o controlo na alimentação, o equilíbrio no dispêndio de dinheiro em bens supérfluos, etc.

No meio disto tudo sobra ainda tempo para curtir a vida? Claro que sim, a vida vai ganhando um novo valor há medida que vamos somando pontos fruto da autodisciplina. Nesta medida o que esperamos da vida e que dela nos faz feliz vai mudando também, para metas mais tranquilizantes e persistentes no tempo.

4 comentários:

  1. A autodisciplina é talvez a maior virtude a que o ser humano pode aspirar. Ela é o domínio da mente sobre o corpo.

    Um controlo a este nivel é dificil; o caminho para o encontrar é penoso, muito suor e lágrima abandonarão o nosso corpo na sua conquista...

    Contudo, poderemos chegar ao fim e congratularmo-nos por sermos aquilo que queremos ser...

    ResponderEliminar
  2. André Santos3:58 da manhã

    Olá Marcelo

    Antes de mais, parabéns pelo texto que destaca (e bem) a importância que a autodisciplina tem na vida de cada um.

    Só queria acrescentar, que sobre a autodisciplina, há estudos que foram feitos em relação a isso que penso que acharás interessante.

    Uma das conclusões desses estudos, comparam a autodisciplina a um músculo. Ou seja, se uma pessoa "usar" muito a sua autodisciplina num curto periodo de tempo, será mais difícil para essa pessoa usá-la a seguir, tal como um músculo cansado não consegue pegar em mais pesos depois de ter exercitado muito.

    Mas se uma pessoa conseguir utilizar a sua autodisciplina ao longo do tempo (tal como "disciplinar-se" a ir ao ginásio frequentemente), essa pessoa conseguirá ter mais autodisciplina para outras áreas da sua vida e não só para o ginásio, tal como um músculo, que se for treinado, consegue aguentar mais peso.

    ResponderEliminar
  3. Caro Hugo Barbosa,

    Tenho dúvidas que a autodisciplina seja uma virtude. É mais um desafio que despoleta virtudes.

    Digo isto porque não a autodisciplina por si não se traduz em ganho algum. Os ganhos (de que as virtudes são exemplo) surgem como consequência da aplicação da mesma.

    Um abraço,

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar
  4. Caro André Santos,

    Não tenho/tinha conhecimento desses estudos.

    A ideia da autodisciplina como músculo é atrativa e poderosa. Equacionar as coisas por esse prisma é um convite a dominar o mecanismo da autodisciplina e a tentar facilitar a sua implementação em nós.

    Um abraço,

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...