Procurar:

Sobre o livro O Príncipe, de Maquiavel

Share it Please


O Príncipe, de Maquiavel, é um livro intrigante. Diferentes leitores encontrarão nele diferentes livros: livro de história, livro de política, livro de filosofia, livro de gestão, livro de psicologia.

A verdade é que o Príncipe é uma obra de concêntricas camadas interpretativas cuja descoberta fica naturalmente ao cuidado das capacidades do leitor para estabelecer paralelismo e detectar metáforas. Aqueles que se contentarem apenas com óbvio do livro, isto é, com aquilo que literalmente nele consta como desenvolvimento poderão ter dificuldade em compreender as minhas palavras laudatórias do mesmo, assim como poderão ter dificuldade em encaixar porque motivo um pequeno livro deu azo a um adjectivo marcante como é o que qualificar alguém como sendo 'maquiavélico'.

Em tom de conclusão, repito o que já afirmei noutro local: Se para as 'crianças' existe 'O Principezinho' de Saint-Exupéry, para os 'adultos' existe 'O Príncipe' de Maquivel. Ao que se conclui, em jeito de sorriso: 'Depois desta leitura já se é adulto.'

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...