Procurar:

Sobre o elogio, como a mais refinada crítica que se pode desferir

Share it Please


Os constantes ataques que as pessoas e instituições desferem umas às outras, mais para se protegerem de quem as pode atacar do que para construir com esses ataques um mundo melhor, reforça a ideia de que vivemos num clima viciado, com notas de desumanidade e repleto de abnegação moral.

Haverá coisa melhor do que elogiar? Quem domina a arte do elogio consegue criticar sem ter de recorrer ao discurso negativo. Quanto mais elogias uma lado de uma questão mais o consegues elevar e distinguir como modelo e referência. Agora repara: quando criticas e tentas destruir o que desgostas, acabas por tentar matar em primeira pessoa o que te parece mal sem, contudo, apontar para o caminho certo, que pode não ser óbvio nem fácil. Quem é elogia sente-se compelido a corresponder no sentido desse elogio. Quem é criticado tende a retaliar em pensamento ou ação.

Mais: se em vez de criticares, te puseres a caminho para ser um exemplo prático dessa forma diferente que preconizas, ficarás bem posicionado para conseguir influenciar e orientar os outros para esse lado que te parece mais correcto sem te perderes na oralidade. Não temos de andar aos tiros com a boca, nem de arruinar os outros com termos bélicos e afrontosos para levar uma ideia boa avante. Basta elogiar e praticar o oposto. Começa já hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...