Procurar:

Sobre a universalização da fotografia

Share it Please

O advento da fotografia digital universalizou o acesso a equipamento fotográfico e embarateceu esta atividade, alterando com isso o paradigma da geração de fotos de um modo sobejamente percetível.

Hoje fotografa-se tudo e mais alguma coisa. Por vezes parece mesmo que o que interessa é somente disparar o máximo de vezes, e depois logo se vê o que se faz com esse material. Acontece então que muito poucos têm pachorra para tratar das milhentas fotos que tirou, para as triar e descartar as que não saíram bem, As fotos são movimentadas em pastas, o valor individual de uma só fotografia não parece justificar a valorização individual de um retrato, álbuns bem recheados é o que se quer.

Na fotografia como em tantas outras tecnologias, assiste-se a uma manifesta a falta de educação/preparação tecnológica que transforma facilmente qualquer adulto numa criança desejosa que brincar com equipamentos  para o qual não está efetivamente habilitada. Não é porque sabemos disparar um botão ou ligar um flash que a fotografia se realiza enquanto arte que é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...