Procurar:

Sobre "mamihlapinatapai" e a passagem de olhares expetantes e sentimentais, à concretização dos sentimentos

Share it Please

Mamihlapinatapai é uma insólita palavra do dialecto indígena chileno Yaghan, que é tida como uma das palavras de mais difícil tradução. O seu significado consiste "num olhar trocado por duas pessoas, na esperança de que a outra ofereça/proponha algo que ambas desejam mas que não estão dispostas a sugerir ou oferecer por si mesmas".



Embora mamihlapinatapai não se cinja a sentimentos, aplica-se privilegiadamente a estes. É  perfeitamente natural que nasçam sentimentos entre ti e outras pessoas, sobretudo relativamente às que conheces menos bem, sentimentos esses que muito intensamente gostarias que crescessem. A respeito deles, normalmente ficas-te por suspiros, fantasia, imaginação, tudo porque não te decides a revelar à pessoa visada como te sentes.

Do ponto de vista da vida, é maravilhoso pressentir um olhar que é trocado na esperança de que algo francamente bom possa nascer e desenvolver-se entre duas pessoas. Do ponto de vista dessa mesma vida, é ainda mais maravilhoso quando esse olhar é consequente, e dele se materializam sinergias amoroso-afetivas entre dois seres humanos.

Necessitas superar um certo medo de arriscar contar aos outros o que sentes a seu respeito. Em particular a alguém que te ocorrerá de imediato pensar, dizer-lhe que sonhas com essa pessoa, que a estimas muito, que te realizarias transcendentalmente se te enamorasses correspondidamente com ela. 

Que aguardas tu, então? Vai em frente! Não te coíbas de fazer acontecer algo tão grandioso! A única barreira para a concretização desse Mamihlapinatapai é mental e persiste em demorar-te.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...