Procurar:

Sobre os sonhos como campo fértil de criatividade e aprendizagem

Share it Please

breakfast 
© Nuno de Campos (2006)

Se é verdade que a criatividade é um exercício de associação de ideias que conduz a novos caminhos para o pensamento, então os sonhos são também uma fonte de criatividade. Basta pensar como estes são dinâmicos nesse processo de associação de ideias, e como isto é grandiloquente ao reger-se por uma bitola livre (creio) de condicionalismos contextuais, culturais, identitários.  É, por conseguinte, uma sessão de brainstorming que tem lugar em potencial todas as noites.

Se é verdade que há um enriquecimento dos processos cognitivos à medida que novos caminhos para o pensamento são descortinados na mente de cada um, então os sonhos permitem aprender. Eis uma ideia arrebatadora a reter.

É pois com enorme respeito e curiosidade que deves analisar os sonhos que tens, em particular aqueles em que à tênue luz da aurora que te espera ao despertar, te surpreendem pela ousadia da associação, te brindam com uma expansão do campo de possibilidades, te obrigam a admitir que nunca tinhas pensado naquilo que antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...