Procurar:

Sobre o desenvolvimento de consciência como resposta à atenuação da infelicidade

Share it Please

Intervals - Richard Serra (2013)

Não é humanamente possível erradicar a infelicidade dos meandros da vida. Ao comum dos homens e à comum das mulheres, sobra-lhe a estreita faixa do livre arbítrio como campo de trabalho. Coloca-se naturalmente a questão: o que é que está ao teu alcance fazer para atenuar a infelicidade que de tempos a tempos sempre te assola e usurpa o que de bom estavas a viver?


No meu conceito, atenuar a infelicidade não é passível de manipulação direta. Ninguém mexe nessa questão com o pragmatismo com que acende uma luz ou abre uma janela. É algo anterior ao pragmatismo. Enquanto objectivo que requer uma intervenção subtil para ser alcançado, creio que a atenuação da infelicidade é tangível  somente pela via do florescimento da consciência, já que só quem conhece as regras e leis primordiais do mundo pode passar a intuir apropriadamente (não confundir com palpites avulsos) sobre a sua vida e a decidir sustentada e razoavelmente com maior probabilidade. 

Depois, ter mais consciência implica viver com mais Humanidade. Quem desenvolve suficientemente a sua Humanidade, possui uma riqueza que mais facilmente pode ser usada para atenuar os obstáculos e as ratoeiras que os desejos (emoções) e ideias egoístas (mente inferior) sistematicamente pregam. No meu conceito, a consciência é a resposta indirecta necessária para garantir uma quase imunidade ao sofrimento e, por conseguinte, à infelicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...