Procurar:

Sobre a preservação de segredos

Share it Please

Evolution of Secrets - Szoki


Se há coisa que não deve ter mudado muito ao longo do tempo, é o conceito de segredo. Hoje falamos mais em termos de privacidade ou falta dela, guardando a palavra segredo para conteúdos muito circunscritos e específicos, merecedores de um estatuto especial.

Todos gostamos de ouvir um segredo, mas todos sabemos que um segredo só é digno da sua natureza se não for sabido. Neste sentido, os segredos deveriam ser intransmissíveis, facto que, como bem sabemos, constitui uma tremenda tortura porque dado o seu valor comercial ou social: sacrificando-o conquistamos dinheiro ou reputação social (confiança) junto de alguém. Este apelo é quase irresistível e explorado inclusivamente em programas de entretenimento, para além de uma certa imprensa sedenta de capas bombásticas, mas será que faz sentido? 


Custa-nos aceitar que existe uma informação que nos está oculta e aguentar sem lhe tentar aceder. Custa-nos aceitar que sabemos algo que nos apetece contar ou nos é proveitoso contar e não poder. Neste sentido preservar um segredo é algo que só por si nos põe à prova. Conta-nos o segredo sobre a nossa capacidade de lidar com segredos, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...