Procurar:

Sobre a dispensa do espectador na arte contemporânea (segundo José Carlos Pereira) e o paralelismo possível com a ciência académica

Share it Please

Ego - Mark Wallinger (2016)

* * *

"Parece haver uma contradição de base no facto de alguns autores pós-modernos reinvindicarem a irredutibilidade da arte, dos seus processos e da sua experiência e, simultaneamente, encará-lo como mero e exclusivo processo controlado socialmente pelos agentes que detêm a informação que estrutura o sistema. Esta posição esquece um dos pólos fundamentais da relação estética, isto é, o próprio espectador, a quem a obra necessariamente se dirige, muito para além de qualquer dimensão comunicativa restritiva."
O Valor da Arte - José Carlos Pereira

* * *

Aparentemente, a arte contemporânea segue um caminho em tudo idêntico ao da ciência académica: os seus profissionais trabalham para o reconhecimento de pares, sob o tabuleiro dos agentes editorais que detêm também as métricas e tábuas do desempenho. Para o público esclarecido ou em processo de agregação, registam-se umas incursões de foro económico que visam irrigar o sistema global com verbas que o tornem materializável e convertível na linguagem em que qualquer ser ocidental está hoje bem alfabetizado: o léxico das mais variadas modalidade de dinheiro, valor e riqueza. Isto fomenta estes sistemas com os traços de um qualquer esquema piramidal, que se serve e alimenta dos novos autores e clientes que sempre vão chegando com uma virgindade carreirista na ânsia de se afirmar nos mesteres em questão.

Fora isto, as massas que configuram "o espectador" que José Carlos Pereira alude, surgem num plano marginal, atraídas pelo mexerico da notícia fútil que dá conta do dinheiro que se transaciona nestas manigâncias... mais do que por um genuíno e convicto interesse em se nutrir, questionar, evoluir com a singularidade das obras que se vão produzindo e sucedendo, as quais se julga serem produzidas com objetivo de comunicar algo merecedor da atenção de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...