Procurar:

Sobre algumas verdades sobre a honestidade (Alexander Wagner), e a vantagem de escolher os mais honestos para projetos, empresas e cargos públicos

Share it Please

Enfrentados - Jesus Curiá (2016)

* * * 

O austríaco Alexander Wagner, professor de finanças na Universidade de Zurique e membro do Instituto Suíço de Finanças, deu uma pertinente conferência TEDx sob o mote "Algumas verdades sobre a honestidade", onde partilhou as suas ideias sobre o tema, fundamentadas pela investigação que tem realizado sobre o assunto.

Focado no sistema financeiro, onde a fraude ao que parece se tornou uma característica e não uma exceção, os resultados obtidos da investigação realizada mostram que embora haja um desvio no comportamento médio das pessoas no sentido do seu interesse próprio, há uma franja de pessoas (65%) que não cede a isso e comporta-se mais próximo da verdade, sendo portante mais honestas que as demais.

Curiosamente os estudos de Wagner mostram também que o sabor/valor de um dado sucesso, se obtidos denonestamente podem valer, estima-se, 25% menos do que quando é alcançado de forma honesta. A tese defendida por este pensador é a de que mais do que criar incentivos económicos ou restrições legais à boa conduta das pessoas independentemente de serem ou não tendencialmente desonestas, há vantagem em privilegiar e promover aqueles que são efetivamente honestos. 

O mundo precisa de saber isto.

* * * 


Resultados obtidos por Alexander Wagner: a amarelo o que se esperaria se a honestidade absoluta existisse numa dada experiência que realizou; a azul os resultados reais obtidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...