Procurar:

Sobre a desarmonia das girafas e os impulsos não coordenados da mente humana (Italo Calvino), ao som de "Carnival of the animals' (C. Saint-Saëns)

Share it Please

Giraffe Neck - Adonna Khare (2015)

* * * 

"A girafa parece ser um mecanismo construído através da união de grandes pedaços provenientes de máquinas heterogéneas mas que apesar disso funciona perfeitamente. O senhor Palomar continuando a observar as girafas na sua corrida, apercebe-se de que existe uma complicada harmonia que comanda aquela pateada desarmónica, que há uma proporção interna que liga entre si as mais vistosas desproporções anatómicas, que uma graça natural acaba por sobressair daqueles movimentos desajeitados

(...) Nesta altura a filha do senhor Palomar, que já há bastante se cansou de observar girafas, arrasta-o em direção à gruta dos pinguins. O senhor Palomar, a quem os pinguins provocam angústia, segue-se de má vontade, perguntando-se a si mesmo o porquê do seu interesse pelas girafas.

Talvez porque o mundo que existe à sua volta se move de uma forma desarmónia e ele continua a esperar descobrir nele um desígnio, uma constante. Talvez porque ele próprio sente que avança levado por impulsos não coordenados da mente, que parecem não ter nada que ver uns com os outros e que são cada vez mais difíceis de fazer enquadrar num qualquer modelo de harmonia interior."

Palomar - Italo Calvino

* * *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...