Procurar:

Sobre a lei de Pareto e os 20% de factores que explicam 80% dos efeitos/fenómenos observados

Share it Please
Latent Composition - Kishio Suga (2016)

* * *

Ao longo do meu percurso profissional tornei-me amigo (se é que se pode ser) de uma regra empírica que ficou conhecida como Lei de Pareto, a qual diz que é habitual 20% dos factores provocarem 80% dos efeitos/resultados observados. Se no universo da engenharia e da ciência é bastante útil conhecer que factores por detrás de um dado efeito, não menos o é noutros quadrantes da vida, tais como aqueles que envolvem as efemérides que nos acontecem aqui e acolá.

O que as causou em última instância? O que as favoreceu? O que as alimentou? O que é parecia importar mas foi na verdade irrelevante? Em que magnitudes cada fator se tornou importante ou desprezável? Qual a melhor estratégia para corrigir as falhas nesses fatores? Como evitar o pior? Como cultivar o melhor? Que implicações tem mudar? E não mudar? 

Acertar com esta problematização é resolver o desafio da compreensão e atuação na vida. No dia-a-dia não se fazem experiências com o rigor e capacidade de repetição que o laboratório ou o computador permitem, pelo que sobra, para além da regra, muita margem para discorrer sobre os 20% de factores que são capazes de justificar 80% das mudanças no mundo, e nas vidas de cada um de nós. Quem não for rigoroso e hábil a testar hipóteses e a descartar os falsos positivos ou negativos, tenderá a fazer dos 20% autênticos actos de fé, desperdiçando a oportunidade de perceber minimamente o que se passa ao seu redor ou consigo mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...