Procurar:

Sobre o documentário 'Wild Wild Country', o guru Osho e o seu projeto de Rajneeshpuram, ao som de 'Land of Hope and Dreams' (Bruce Springsteen)

Share it Please


Os reinos da espirtualidade, tipicamente traduzidos na forma de religiões ou de associações catalogadas como seitas ou bandos, deparam-se invariavelmente com problemas de coerência decorrentes do desafio da plasmação prática dos preceitos espirituais que preconizam. É que a operacionalização de uma fé, doutrina ou ideologia implica o alargamento da teia de relações e causalidade à complexidade do mundo real, mundo esse que carece de uma leitura e interpretação (ou seja, construção de perspetivas) unívoca, cenário que se torna pródigo em erros de posicionamento e impossibilidades de consensualidade.

Esta convicção foi particularmente bem cristalizada após visionar o documentário Wild Wild Country, em torno a comuna norte-americana Rajneeshpuram, construída de raiz para albergar o guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh (Osho) e seus seguidores, e fundada numa remota localidade do estado do Oregon. Naquela que foi algures chamada de experiência social com vista a provocar um despertar de consciência nos EUA, esta comunidade cresceu sobre regras morais próprias e numa lógica de autonomia e sustentabilidade, mas rapidamente colidiu com a envolvência - as comunidades locais - que não partilhavam os mesmo valores e que a viu como empecilho.

Da paz à guerra é uma questão de muito pouco tempo, e nem aqueles que tentam plasmar na Terra preceitos espirituais pacifistas conseguem, em verdade, fugir à inevitabilidade de que a Terra é por norma palco da imperfeição e das consequências dessa imperfeição. Osho e a experiência de Rajneeshpuram, pese embora os vários erros cometidos, ficam para a história como uma bem sucedida experiência social centrada na partilha ideológica da espiritualidade, que mostrou como uma comunidade consegue sentir-se livre mesmo não estando sempre em democracia, desde que os ideais fundacionais sejam genuínos e prevaleçam na maior parte do que se pense, diga ou faça. O resto é ruído, política, e luta de egos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...