Procurar:

Sobre as necessidades africanas e a caridade

Share it Please
                 

Imagem: On the Line 1 - Haroon Gunn-Salie (2016)

* * *

No rescaldo de um périplo pascal pelo continente africano, encontrei novos temas e assuntos para tratar. Todos temos consciência das necessidades e carências de África. Fiquei particularmente sensibilizado por uma criança moçambicana que correu para a margem da estrada térrea por onde passei e repetiu duas ou três vezes uma palavra imperceptível para mim. Um jovem local que nos acompanhava fez o favor de traduzir para português, revelando que a criança clamara por lápis aquando da nossa passagem por ela.

Surge então uma questão que para mim é pertinente para que se atinja a dimensão da cena que descrevi: que crianças em Portugal acorrem aos visitantes pedindo bens tão simples como material básico de escrita?

Só constatando sensorialmente é que nos apercebemos do que representa a caridade para estas crianças e pessoas, que de outro modo poderão nunca chegar a ter os bens que precisam. Foi igualmente positivo verificar que há gestos universais, que provavelmente funcionam bem com quaisquer crianças de quaisquer países do mundo. Um deles é o de oferecer uma guloseima. Funciona como um gesto diplomático e de carinho em simultâneo.

Completamente diferente disto, foi um incidente pessoal, cujo resultado directo foi ter ficado sem um par de sapatilhas por me haver esquecido delas involuntariamente um rochedo. Independentemente do valor simbólico ou comercial do calçado que me foi subtraído, fiquei reconfortado por imaginar que num continente cuja realidade não concebe o esbanjar ou desperdício de recursos, muito provavelmente aquelas sapatilhas foram encontradas por alguém que precisava delas, alguém cujo rosto não preciso de conhecer para acreditar que as pode estar a usar neste preciso momento e para quem poderão ter um sentido que não tinham para mim, visto que eram simplesmente mais umas de um conjunto de opções que é costume, fora de África, qualquer pessoa poder ter.

Publicação original: 12-04-2009
Revisão: 05-12-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...