Procurar:

Sobre os temas de debate aborrecidos

Share it Please

                      1111907_ed8a_625x1000

Devido a um manifesto gosto pelo debate e exploração de assuntos de onde possam ser extraídas essências que perfumem o conhecimento humano de algum modo à partida pouco visível, sou um promotor de discussões e debates.

Nem sempre, porém, com alguma pena minha, existe receptividade da parte dos interlocutores para entrar nas conversas com motivação, pelo menos dando o benefício da dúvida quanto ao valor de se conversar sobre um dado assunto. Ainda há pessoas que acreditam que os temas é que são desmotivantes ou aborrecidos. Eu cá comungo de outra perspectiva: quem faz dos temas bons, maus, motivantes ou maçadores é cada um dos interlocutores. Estes têm, aliás, um poder tremendo na incapacitação do progresso de alguns debates ou discussões, visto que basta uma voz dissonante que critique a legitimidade ou pertinência de se abordar determinado assunto, para que os demais se sintam perturbados na sua vontade de alimentar o tema com mais argumentos e passem a estar fatalmente constrangidos.

Há também algo bastante curioso relativamente à aceitação dos temas para discussão, que passa pela existência de uma tendência para preterir temas exageradamente complexos ou abordá-los de modo excessivamente simplificado, à qual se soma a exclusão de temas que parecem óbvios e corriqueiros, como se de um tema aparentemente simples e óbvio não pudessem ser lançadas novas questões, porventura estruturais, de bem mais complexo tratamento e ambição.

Não posso deixar de manifestar algum pesar e uma pontual frustração por notar que nem todos conseguem descobrir o prazer de conversar, de se surpreender com um debate e de compreender que os assuntos dependem mais da nossa capacidade de os explorar do que deles próprios e explosividade que possam desencadear.

Todavia, entendo que nem todo momento é o momento certo para debater e que nem sempre o estado anímico é propício ao desafio de concentração que é um debate.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...