Procurar:

Sobre o exagero nas restrições alimentares

Share it Please

1085952_060e_625x1000

A problemática do desequilíbrio na alimentação não é inédita neste espaço. Revisito-a com o intuito de reprovar um desequilíbrio não menos prejudicial provocado por aqueles que exageram nas recomendações alimentares a ponto de os estupidificar.

A minha opinião geral dos nutricionistas tem vindo somar revés, na exacta medida em que me parece que ainda não compreenderam que lançar planos de restrições alimentares sem o recomendável bom senso no que diz respeito à exaustividade, faz com que o produto da leitura de uma lista de alimentos desaconselhados ou recomendáveis soe a comédia. Basta intersectar duas ou três listas de restrições alimentares afectas a problemas como hipertensão, prisão de ventre ou pedra nos rins, para que se perceba que uma pessoa que padeça dos mesmos, provavelmente só poderá beber água para sobreviver com saúde.

Começo a achar que esta gente que lança listas de alimentos vive na utopia de que alguém é capaz de ser saudável excluindo praticamente tudo o que é central. De que adianta abdicar de uns quantos produtos e resolver este problema para logo ver outro parâmetro prejudicar-se e daí resultar outro problema de saúde?

Há compreender que o corpo humano é dinâmico e sensível a múltiplas variáveis. Não me parece ajuizado elaborar um plano de combate a um problema de saúde pressupondo de que os restantes índices ou fontes de problemas permanecerão em níveis desejados. Não me espanta, por conseguinte, verificar que por vezes há pessoas que parece que vão coleccionando problemas e que cada vez que tratam um deles, em breve nova crise chegará. Isto implica que o desequilíbrio é tratado com uma abordagem que o anula a preço de um desequilíbrio de outra variável até então normal.

Alguém acredita mesmo que se consiga ser saudável sem comer tomate, couve, brócolos, feijão, carne de vaca, carne de aves, peixe, fritos e ovos, só para não ter pedras no rins, como acabo de ler numa lista de alimentos constante numa dieta para cálculos renais?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...