Procurar:

Sobre a consciência, o isolamento, a integração, e a autosuficiência das pessoas, ao som de 'Inquietações' (J.P. Simões)

Share it Please
Light From Within - Marty Saccone

* * * 

"- A consciência? Mas a consciência para nada serve, meu caro senhor! Como guia, a consciência não pode servir, não pode bastar. Bastaria, talvez, se pudéssemos conceber-nos isoladamente e se ela não fosse, por sua natureza, aberta aos outros. Na consciência, na minha opinião, em suma, existe uma relação essencial... certamente essencial, entre mim, que penso, e os outros que pensam; portanto, não é um absoluto que se baste a si próprio. Explico-me bem?

Quando os sentimentos, as inclinações, e os gostos destes em que eu penso ou em que o senhor pensa não se reflectem em mim ou em si, não podemos encontrar-nos nem satisfeitos, nem tranquilos, nem alegres, e isto é tanto assim que todos nós lutamos para que os nossos sentimentos, ideias e inclinações se reflictam na consciência dos outros.  

Para que lhe serve a sua consciência? Basta-lhe para viver sozinho? para se esterilizar na sombra? Ora vamos! Odeio a retórica, essa fanfarrona mentirosa que imaginou esta pretensiosa frase: «tenho a minha consciência e isso me basta!»."

O falecido Mattia Pascal - Luigi Pirandello

* * *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...