Procurar:

Sobre o lugar dos objetivos a longo prazo num mundo dinâmico, livre e incerto

Share it Please

To see it - Liliana Porter  (2015)

* * *

Vivemos tempos em que a liberdade com que as pessoas e ideias circulam faz com que, de modo dinâmico, se criem ondulações que ora avançam e irrigam, ora refreiam e desamparam. Mais do que a liberdade propriamente dita, é o dinamismo que decorre da liberdade o que faz com que haja tamanha incerteza sobre o que irá acontecer, e tantas dúvidas sobre as coisas que acabam por ir acontecendo.

Esse mesmo dinamismo, que cavalga sobre todas as descobertas tecnológicas, não pára de acelerar o mundo, impondo nas pessoas um carpe diem (viver o presente) forçado, que desloca os seus planos, preocupações ou sonhos para horizontes mais imediatos.Não obstante, nunca como hoje foi necessário aprimorar uma inteligência dita 'temporal', na exata medida em que é preciso perceber que tempo se tem realmente para o quê, que tempo se quer e/ou deve ter para isso, e quando é que é tempo de mudar ou não mudar determinada realidade, forma de estar ou convicção.

Se o mundo ganhou dinamismo e o carpe diem se vem impondo acoplado àquele, não caiamos no erro de pensar que já não há objetivos de longo prazo que valham a pena perseguir. Pode ser mais turbulento vislumbrar, e poderão interpor-se muitas incertezas e dúvivas,  mas as metas de longo prazo continuam a existir e continuam a fazer a sentido, do mesmo modo que uma maior atenção de um condutor no troço da estrada que lhe caiba a cada dia conduzir não lhe anula o sentido maior para qual dirige a sua vi(d)atura, isto, o destino final para onde se dirige.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...