Procurar:

Sobre bastar um moderador e boa vontade coletiva para se alcançarem feitos dignificantes e regozijo generalizado

Share it Please

untitled (plate 61 from series 156) - Pablo Picasso

* * * 

De modo simplista, associamos a ação dos que se destacam no cumprimento de uma dada atividade à figura e mérito de um líder ou chefe, com tudo o que isso pode representar termos de invejas, ódios, paixões, etc. Porém, e sem prejuízo do sucesso dos objetivos que os movem, tais figuras podem assumir tão somente a forma de moderadores, funcionando menos como centros de autoridade vertical e mais como elos de uma cadeia colaborativa especialmente vocacionados para a coordenação e bom curso de uma dada atividade.

As atividades humanas mais valiosas e bem sucedidas são aquelas que congregam pessoas a participarem de modo voluntário em prol de um bem comum que apenas é tangível mediante a soma de cada participação individual. Isto vale para empresas, para universidades, para famílias ou para projetos sociais. O sucesso dessas atividade depende muito do florescimento natural da boa vontade para colaborar, resumida na máxima da pedagogia que ensina que "mais do que ganhar ou perder, o que importa é participar". Esse desprendimento do lucro pessoal requer cidadãos antenados para o que realmente importa nesta vida: sermos felizes sem para isso termos de fazer os outros infelizes.

Assim, sempre que se consegue juntar um bom moderador (aquele que sabe coordenar sem exceder o seu poder) a um estado de espírito colectivo assente na boa vontade, o resultado só pode ser louvável e dignificante, enchendo de regozijo aqueles que o integraram, e fazendo emergir no íntimo de cada um o ideal da fraternidade que coloca cada concidadão como um irmão a quem se quer bem. O que , enquanto sociedades, empresas, grupos, famílias temos de perseguir e aprimorar é esse alinhamento que permite encher de alma e sentido cada empreendimento material e imaterial, justificando pela Terra o motivo e valor da nossa presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...