Procurar:

Sobre o povo Himba, e pistas sobre como os conceitos ocidentais de bem-estar, riqueza e felicidade podem estar enviesados

Share it Please

 Himba Girls - David Yarrow (c.a. 2015)


Contactei recentemente com dois muito interessantes documentários sobre o povo Himba, o qual habita uma região de Angola que faz fronteira com a Namíbia. Para além das curiosidades culturais (aparência visual, hábitos quotidianos, mundividência), sabê-los bem, enquanto povo, fez-me pensar na questionabilidade dos nossos conceitos de bem-estar, riqueza, e no modo como os projetamos sobre nós e sobre os outros de forma  quase dogmática.

Os Himba devem constar das estatísticas mundiais como sendo pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza, mas o que quer isso dizer? Eles vivem de facto abaixo desse limiar, mas não precisam sequer de dinheiro. Munem-se de poucos bens materiais, e rodeiam-se do que realmente precisam. para lhe resolver problemas e facilitar a vida.  Quando falamos de pobreza e de África, pensamos facilmente em subnutrição, higiene precária, poluição, ausência de educação. De igual modo, quando pensamos em tribos ou povos indígenas, imaginamos seres precários, parados no tempo, vulneráveis, cheios de passado mas sem futuro.

Os Himba não são uma coisa nem outra: são, ao invés, a demonstração de que existe em África quem seja indígena, pobre, sem estudos formais, e ainda assim viva com higiene, dignidade, autosuficiência, e sob um regime de regras sociais que permite a vida em comunidade, de modo sustentável. Neste contexto, os Himba são a prova viva de que os problemas que se vivem em África e noutras regiões do mundo, e que correlacionamos com pobreza material ou ausência de educação formal, são na realidade reflexo de inexistência de uma cultura suficiente forte para se saber jogar com o jogo da vida dentro das especificidades regionais e conjunturais. Quem o sabe fazer, domina a arte de ser feliz,e depara-se com um profundo e inequívoco significado na oportunidade de estar vivo aqui e agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...