Procurar:

Sobre o livro 'Um Gentleman em Moscovo' (Amor Towles) e o Russian Dream de continuar a ser aquilo que à força a ideologia quer despojar

Share it Please



O livro Um Gentleman em Moscovo, do norte-americano Amor Towles, é uma longa história que orbita em torno da personagem Aleksandr Rostov, um aristocrata russo que se vê em prisão domiciliária no prestigiante e vasto Hotel Metropol por um período de nada mais menos do que metade da sua vida. A história ficcionada avança sincronizada com a história da Rússia no período narrado (começando em 1922), o que permite entrelaçar diferentes elementos sobre esse país: o valioso património cultural russo, as traços identitários e característicos da elite aristocrata da Rússia Imperial, e as mudanças sociais e económicas em curso na Rússia rumo à ditadura do proletariado.

Pessoalmente, muito apreciei a escrita ritmada, criativa, surpreendente do livro, mas considerei a história longa demais na segunda metade do livro. Em todo o caso, o final é convincente e muito bem gizado. Acresce ainda que a obra consegue intercalar de modo exemplar momentos de romance ficcional, com notas históricas e opiniões do autor sobre as mesmas, e ainda todas essas com informações de cultura geral. Tudo com uma linguagem rica e revigorante que torna a leitura prazerosa mesmo nas partes da história menos pujantes e aliciantes.

Como nota de reflexão, Um Gentleman em Moscovo apresenta uma proposta de vida erudita mas acessível, bem disposta mas firme, e assente na força dos princípios cavalheirescos para a personalidade, capazes de deslocar a realidade para contextos de respeito, apreço, fraternidade, e sorte. Rostov é um ser ao serviço da vontade de viver, e a vida acaba por premiá-lo de múltiplas formas por não se ter deixado derrotar pelas vicissitudes históricas desfavoráveis para uma pessoa com a sua genealogia. À sua maneira vive o Russian Dream: continuar a ser aquilo que à força a ideologia quer despojar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...