Past future - Adam Martinakis (2020)
* * *
O livro 'Estuário' marca a minha estreia a ler Lídia Jorge. O livro narra a história da família Galeano, cujo patriarca viúvo e de profissão armador, que se vê caída em crise financeira por uma má aposta de negócio. A família é então sugada pelas dívidas e o status quo é abalado.
Uma porção significativa do livro é marcada pela incursão do narrador na vida dos diferentes filhos Galeano, que regressam à coabitação na grande casa do pai como solução de recurso perante as necessidades económicas. É dado especial destaque ao filho Edmundo, que regressa de um voluntariado no Corno de África com uma mão mutilada, e que o deixa numa profunda reflexão sobre a real natureza da vida humana, a ponto de relativizar a situação vivida pelo pai e irmãos.
Edmundo cai na realidade ao deparar-se com o suicídio do pai na casa da família e com a confissão do drama pessoal de Charlote - sua irmã -, a ponto de reativar a sua consciência sobre a realidade que o rodeia e de reativar o devir de intervir diretamente no presente que urge solucionar.
Para além de proporcionar uma leitura prazerosa e leve, Estuário evidencia particularmente bem como no plano psíquico as pessoas podem viver predominantemente no passado ou futuro em função das circunstâncias ou expectativas pessoais que mais marcam emocionalmente as suas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário