Procurar:

Sobre o projecto Amália Hoje

Share it Please

Amália Hoje

Este texto pretende ser um rasgado elogio ao projecto Amália Hoje.

Pegando no que escrevi em “Sobre o elogio e a crítica” e juntando a isso o meu posicionamento “Sobre o que é nacional”, eis que apresento neste espaço um invulgar registo particular, que se contrapõe à minha habitual fuga de abordar os assuntos em termos de exemplos objectivos e casos particulares.

É verdade que falar bem dos Amália Hoje quando seu sucesso é inequivocamente reconhecido, pode ser entendido como um texto fácil. Ainda assim, confesso que sou movido por uma enorme e genuína vontade de salientar a excelência e genialidade do que transcende os aspectos musicais desta iniciativa, já que sobre estes me rendi, extasiei e emocionei completamente no Coliseu do Porto.

A malta dos Hoje soube pegar no colosso simbólico que é Amália para a nossa cultura e identidade nacional, e construir sobre o seu espólio musical e cultural material que a dignifica, que dignifica a nossa música, que dignifica o nosso país.

Depois, uma segunda mais-valia deste projecto está no congregar músicos de estilos músicas distintos, em particular ao conseguir que alguém do Heavy-Metal se junte a músicos da Pop-Rock num projecto que presta homenagem a alguém fado. Conseguir sair do reino em que por vezes cada estilo música se isola, cativando por vezes públicos musicalmente incomunicantes entre si, constitui motivo de reflexão sobre as barreiras entre músicos e estilos musicais, em particular sobre a mesclagem destes.

Finalmente, os Amália Hoje vêm ao encontro de uma lacuna que eu também eu identificara para mim mesmo, e que se resume a trazer o fado para junto das camadas jovens, fazer com que os jovens se interessem por ele e o preservem como ícone do que é ser português.

Por tudo isto, e por outras coisas que guardo para mim, gostava de registar publicamente o meu apreço por este projecto e pelo o que de bom criou no nosso panorama musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...