Procurar:

Sobre o profissionalismo como resposta à mudança

Share it Please

©  Rona Keller


Um modo básico de lidar com a mudança, em especial a mudança acelerada da vida moderna, é enquadrá-la em procedimentos que a tornem mais previsível e mais legítima.

Descobrir, ou inventar, uma lógica composta de princípios, meios e fins, "boas práticas" e "estados da arte", benchmarks e assim por diante. Isto é, uma forma de lidar com a ansiedade que a mudança suscita, do ponto de vista psicológico (...) .

Mas, além disso, também é um modo de manter em funcionamento a sociedade em geral. Tanto pode ser feito de forma modesta, para "sobreviver à crise", como de modo grandioso, para "alcançar a excelência".

Nesta versão de dimensão social, este modo de lidar com a mudança tornando-a lógica chama-se habitualmente "profissionalismo".

Filosofia de Jogo - Carlos Leone




O profissionalismo não é algo que deva ser unicamente pensado como um atrelado do tema do emprego, ele pode (deve) ser (re)vertido para as várias dimensões da existência. É possível de acoplar o profissionalismo ao pensamento, às relações interpessoais, à existência emocional, ao domínio familiar.

Alocar o  termo aos diferentes vértices da vida, transporta-nos, como um todo, para a busca da perfeição no existir, mesmo que o mundo esteja numa aparentemente constante mudança.






 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...