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Sobre o excessivo poder dos compromissos comerciais, e a inversão da importância e naturalidade das coisas

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envelope’s structure -90 - Kishio Suga (1990)

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Os compromissos comerciais ditam mais do que deveriam ditar. É preciso assistir a um raro jogo de futebol marcado para meio da tarde de um sábado de inverno e parar para pensar no que ali aconteceu. Os compromissos comerciais transformaram uma atividade naturalmente diurna numa atividade noturna, e as contrapartidas disso não são de pouca monta.

Devido a eles, os estádios passaram a necessitar de enormes e dispendiosas torres de iluminação. Devido a eles, milhares de pessoas assistem aos jogos a céu aberto e passam frio, pese embora pagarem a peso de ouro por um bilhete. Devido a eles milhares de pessoas vindas de longe chegarão a tarde e más horas às suas terras natais.

Devido a eles, a noite e a iluminação colocam todo o ênfase no campo e nas publicidades, reforçando o poder de ambos e deslocando-os para um papel motriz. O que é falso: só há jogos se houver interessados em assistir. Só isso cria interesses comerciais, que depois de assinados resultam nos ditos compromissos.

Devido a eles, a estratégia de jogo é ensaiada às tardes e manhãs mas posta em prática à noite, e o equipamento desportivo não contempla proteção contra a potencialmente excessiva luz solar. Devido a eles, ninguém pondera se vai jogador a favor ou contra a direção do sol.

Debaixo de intenso sol de inverno, as figuras que jogam, as entidades que publicitam, e as pessoas que assistem são todas colocados em perspetiva: não passam de peças complementares num todo cósmico com um poder incomensuravelmente superior a cada uma delas. A noite favorece os compromissos comerciais, mas deturpa muitas outras coisas ao desbarato sem sequer olhar para trás para disso tomar consciência. Por este motivo reitero: tais interesses ditam hoje mais do que deveriam ditar, expondo uma das costelas do problema atual da civilização relativamente a valores e hierarquia de princípios.

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