Procurar:

Sobre ser-se definido apenas pelo trabalho que se exerce, e o papel da vida pessoal na potenciação e afirmação plena de capacidades e valências humanas

Share it Please

Village labour - Nikolai Denisov (1990)


Uma questão paira há semanas sobre o meu imaginário reflexivo, e encontra agora invólucro na escrita: sermos mais definidos pela profissão que temos significa que falhámos conseguir ser definidos pela pessoa que somos para lá da vertente profissional ? Nós chegamos ao trabalho após um percurso de educação, afirmação de identidade, formação escolar, mas eis senão quando, já trabalhadores versados, surge a dúvida sobre que peso efetivamente tem a vida própria (aquela que existe no fora de horas do emprego) na definição e explicação da pessoa que somos no geral, e do trabalhador que somos em particular?

Não há demérito em sermos sobretudo definidos pelo trabalho que exercemos. Pode haver muita honra , orgulho e dignidade até. Porém, não excluamos que isso é bastante redutor. Há dimensões pessoais que não podem caber na geometria técnica, funcional, e/ou social das leis e regras do trabalho. Mais, há precisamente leis, regras, e relações interpessoais no trabalho que colidem com princípios, hábitos e/ou rotinas recomendáveis. Há também a perversão da disputa de tempo e atenção que o trabalho tantas vezes consegue ter primazia por ser o  meio aforrador de recursos materiais, em detrimento de papeis a representar na família, dos amigos ou da sociedade em geral.

Ser-se só definido enquanto pessoa pelo trabalho que exercemos é parco. Ser-se só definido enquanto pessoa sem o trabalho que exercemos é talvez surreal para muitos de nós. A virtude é perceber qual é a dose meridiana em que o trabalho nos deve moldar e definir, e deixar que a contraparte de vida pessoal seja também ela terreno fértil suficiente para nos definir, inclusive enquanto trabalhadores. É um erro sacrificar toda a nossa à imagem e potencial às regras do jogo do trabalho, até porque a qualidade do nosso trabalho e do nosso perfil de trabalhador deve beber à humanidade e desenvolvimento pessoal que só como pessoas com vida própria e livre somos capazes de potenciar.

1 comentário:

  1. Maravilhoso...isto fala mesmo muito de ti e de ese maravilhoso equilibrio que consegues atingir en meio de dos panoramas importantes...teu trabalho... tua familia. Sem duvidas que teu propio exemplo fala ja muito bem de este articulo. Um grande abraco primom adorei o teu articulo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...