Procurar:

Sobre a conversa de circunstância

Share it Please
Em momentos cujo silêncio seja prenúncio de desconforto bem como em alturas de invulgar proximidade entre pessoas de intimidades pouco habituais, surge a necessidade quase biológica de produzir uma raça de conversa sem fins maiores do que preencher o tempo necessário à conclusão de uma qualquer actividade temporária, da qual ir num elevador com gente conhecida mas pouco familiar constitui um exemplo esclarecedor.

Nesse tipo de momentos as mentes procuram aliviar o fardo de contabilizar o tempo necessário para o término da situação, pela incessante procura de um pretexto para criar conversa e assim acalmar o espírito em simultâneo com a intenção de transmitir uma imagem positiva de si mesmos. O tema mais popular é a meteorologia, talvez porque o embaraço de tais situações modifique o equilíbrio térmico interior, quer por suores quentes quer por calafrios frios. Nos homens surge também o desporto como grande mote para a conversa de circunstância, catalizando a passagem do tempo facilmente.

Sendo estes, eventos que dificilmente se podem treinar, julgo que é um enorme desafio saber contornar situações desta natureza, até porque é por demais inóspito impor à mente um ritmo de trabalho produtivo e exigir dela ideias assertivas quando o contexto é de pressão e tensão.
Outros poderão recorrer a respostas tidas como mais anti-sociais, fechando-se na sua fortaleza mental e não apostando na comunicação como elemento solucionador desses fugazes momentos. Talvez estes saiam vitoriosos nas suas atitudes, dado que não perderão o tempo duplamente como os outros que no fim de contas, perdem o tempo a conversar fiado e perdem o tempo a sentir-se mal ou a puxar vãmente pela cabeça. A escolha é de cada um, mas se há certezas neste assunto, é ela apenas uma: ninguém se esquiva a essas caricaturas da conversação que são as conversas de circunstância, pois elas chegam e partem com a mesma facilidade e autonomia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...