Procurar:

Sobre o amor: a tendência para o desamor

Share it Please
O mundo de hoje presta-se pouco a perdas de tempo, exigindo cada vez mais de cada um em termos profissionais e académicos, pelo que o amor, a par de outras situações do foro pessoal, sofre efeitos repelentes involuntários.
Por outro lado, o espírito científico, baseado na experiência, testagem, com posterior aceitação ou rejeição ou reformulação, parece transportar o método para o amor, que cada vez mais é por conseguinte impossibilitado de se implantar com prevalência no tempo e de sobreviver a quezílias ocasionais entre pessoas.
Do ponto de vista da cultura e sociedade, não há hoje fomento ao amor sustentado, cada vez mais incaracterístico nos pólos urbanos, havendo recorrência a tentativas de união que comungam de um amor do tipo descartável à mínima necessidade.
O crescimento das separações é consequência desse fenómeno. Não mais parece existir a operacionalidade amorosa, porque o mundo, pelo seu incutir de noções de economia de tempo e de atitude científica, dissemina uma mensagem de precipitação para o término e recomeço do processo amoroso, qual laboratório sentimental ambulatório personalizado a cada humano.
As estatísticas apontam para uma decrescente taxa de natalidade, também explicável por raciocínios similares, desaguando todas as ideias no mote de que a sociedade fomenta comercialmente o amor, porque é lucrativo, mas não o concede porque não é produtivo nem pactua com as filosofias de eficiência em vigor.
O capitalismo que nos faz matar por uma vaga profissional e nos faz matar pela conservação da mesma, tudo pela contrapartida dos cifrões, é o mesmo que priva o homem cada vez mais do amor e da calma natural para saber recebê-lo e cultivá-lo. Há passos e compassos a que o amor se sujeita, cada um como parte de um todo devidamente necessário para a concretização. O frenesi diário do qual discordamos sem nos esquivarmos, abona contra o amor logo, por efeito, contra a humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...