Procurar:

Sobre o amor: a timidez vital à sua presença

Share it Please
Aproveito para encerrar esta sequência inédita de intervenções acercando um tema único, com uma abordagem de um aspecto que muito me fascina no capítulo do amor, para o qual, refira-se, parcas são as minhas palavras.
Por se tratar de muito mais do que um escasso sentir, o amor impregna-se de timidez, sendo a libertação dela o primeiro passo rumo ao seu cessar. Nada acalenta tanto o espírito como o poder atribuir respostas a impasses ou a cenários ricos em sinais dúbios o suficiente para não serem factos. A timidez gera mistério. O mistério é um provecto pai do interesse e do cultivo de imaginação.
A timidez afecta ao amor, é, quanto a mim, o verdadeiro motivo para o nascimento, cultivo e concretização do amor. O acto sexual não é em si um fim do amor, pelo menos não o é aquando órfão do revestimento próprio capaz de audaciosamente gerar na mente uma vontade para a sua consumação.
É da inexistência de timidez que irrompe a tendência possessiva para invadir todo o espaço do objecto amoroso, pretendendo-se ser dono de todos os achares, todos os suspiros, todos os pensares e os quase pensares do amante. No âmago de um querer confluir totalmente para a fusão espiritual e corpórea do amor, sepulta-se a timidez e avança-se com rapidez exagerada, alheia a pequenos sabores, dispersos por pequenos detalhes afectos à conquista, convencimento, informação ou execução. A perda do mistério, cada vez mais realidade, atenta contra o estado superior dos humanos, outrora comprovado pela forma condigna com que entre amantes reinava o respeito pelo manancial de riqueza condensado na pessoa de cada um. Dificilmente encontro resquícios desse amor com timidez, aglutinado perante o despropósito da nova corrente do amor rápido e sem rodeios, motivo suficiente para distanciar os mais cépticos. Ainda haverá quem pense na façanha do amor a roçar a racionalidade? Ou não há coragem para o procurar?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...