Procurar:

Sobre a intimidade intelectual **

Share it Please

Untitled - Francisco Nicolas (1990)

* * *

Existe uma grande divisória entre o campo da intimidade física e aquilo a que se poderá chamar, desde que devidamente definida, de intimidade intelectual.

A partilha de espaços conduz o ser humano para situações de relacionamento com pares ditada em exclusivo pela proximidade espacial que se estabelece. Ainda que se alcance um certo à vontade, este tipo de intimidade, que etiqueto como sendo física, é nada mais do que uma ilusória noção da outra pessoa. A forma expedita com que nos expressamos leva comummente a que digamos conhecer determinada pessoa com quem se estabeleceu (nem sempre intencionalmente) uma intimidade física. A pessoa que profere tais palavras saberá que não tem à vontade com a pessoa de quem se diz conhecedor, mas para o ouvinte, a noção que fica é de que existe uma intimidade intelectual que permite a tais pessoas serem próximas uma da outra.

Existe pois uma nuance sempre que nos afirmamos conhecedores de alguém com quem apenas partilhamos espaços físicos. É altura de chamar a noção de intimidade intelectual. De facto, aquilo que sucede é que temos em nosso poder decidir o grau de intimidade intelectual que estabelecemos com cada sujeito com quem nos relacionamos. Isso faz com que o dar-se a conhecer seja uma proposta que parte do próprio e não uma mera consequência da presença/exposição em espaços públicos. A intimidade física rege-se muito pelo lado sensorial, dando azo a expressões como “a sua cara não me é estranha”. Porém, só pela dimensão intelectual é que revelamos o grosso do que somos, pondo a nu uma parte de nós que é vital para que alguém possa dizer que nos conhece.

Sublinho essa componente ativa no processo de intimidade intelectual, já que nem sempre nos damos conta do quanto nos fechamos à intimidade intelectual para certas pessoas, enquanto que, para outras, procuramos dar todo o acesso à nossa pessoa.



Publicação original: 11-06-2008 
Revisão: 27-04-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...