Procurar:

Sobre a mais valia do contraditório

Share it Please
O desenvolvimento de uma acutilância intelectual vocacionada para o espírito de contraditório é uma mais-valia inestimável para a vida do ser que a possua.
Tudo se resume a não permitir que a mente adquira uma parcialidade compulsiva, que a impeça de sequer considerar a hipótese de aceitar estar errada em determinada análise.
O contraditório é a estratégia a adoptar caso se procure manter uma conversa ou uma reflexão individual dentro do rumo lógico que é sempre desejável.
A falta do contraditório como prática tão comum que se confunda com a personalidade do ser que possua, justifica o tipo de conversas e uniões entre elementos amigos que se caracterizam por identificar um qualquer inimigo externo ao grupo e como tal passam a concordar com todas as opiniões, desabafos e ideias que este tenham, sem sequer as julgar em abstracto ou contrapor. Qualquer pessoa que não contraponha a argumentação daquilo sobre o qual se debruce, é um ser limitado que não está habilitado a ser decisor de questões que impliquem a vida dos outros. Normalmente, perante questões de menor importância, o contraditório não se apresenta como algo vital, mas a verdade é que só pela via da constante crítica é que se consegue manter a razoabilidade e a consistência com aquilo que nos define.
Quando se fala na capacidade de alguém pensar por si, nem sempre significa isto a existência de um contraditório, podendo porventura significar que a mesma pessoa, tende a incorporar os assuntos na sua grelha de aprovações e reprovações, a qual não é alvo de contraditório e como é também ela susceptível de falha. É interessante, de resto, salientar que é comum verificar-se o surgimento de um contraditório motivado por interesses prévios, ou seja, recorrer ao contraditório para favorecer uma vontade de atacar determinada posição, o que não é bem a mesma coisa de se servir do contraditório para dele extrair a posição mais sensata a coerente sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...