Procurar:

Sobre a propaganda das ideias

Share it Please
É muito difícil apartar o mérito de uma ideia, da propaganda e até auto-elogio. Recentemente tenho notado grande balbúrdia na discussão da fronteira entre o fim do mérito pela ideia e o início da propaganda, na questão do novo computador Magalhães, medida do actual governo.
Em primeiro lugar devo dizer que o vasto leque de opinadores amadores e profissionais desta nação anseia diariamente por uma notícia ou anúncio sobre o qual se debruçar e desenvolver as suas ideias. Acontece que é sabido que quem tem uma ideia primeiro, ganha logo a primazia do pioneirismo e como é olhado com uma atenção particular.
Longe de querer discutir a política por detrás do projecto Magalhães, julgo apenas que interessa verificar como os detractores do projecto apelam à propaganda enquanto que os apoiantes do mesmo realçam o mérito da ideia.
Não há sentença absoluta em matérias de juízos sobre ideias. Uma coisa deve ser realçada, quando alguém tem uma ideia original, a propaganda é uma consequência. O sucesso de uma propaganda não são favas contadas. Note-se bem como as marcas investem nas propagandas das ideias que querem vender e nem sempre o conseguem. Recordemos ainda como ideias políticas recentes no ramos da saúde, que levou à demissão de um ministro, não tiveram sucesso apesar da propaganda pelos mesmo meios de comunicação com que nos chega agora o projecto Magalhães.
Além do mais, acho que a propaganda, além de consequência da originalidade, como mencionei, é consequência também daquilo a que poder-se-ia chamar da natureza intelectual humana. Todos nós, quando temos ideias próprias que cheguem ao nosso círculo de amigos, parentes ou colegas de trabalho, somos impulsionados a propagandear as nossas ideias, enquadrando-as, clarificando-as, realçando-lhes os pontos fortes, de forma a convencermos os nossos interlocutores daquilo que pensamos. A discussão deve perdurar, e não haverá propaganda que a demova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...