Procurar:

Sobre o ser segundo ou chegar tarde demais

Share it Please
O sentimento de chegar atrasado ou tarde de mais a determinado objectivo, situação ou pessoa, nem sempre pode ser contornado pela mentalização de que um atraso para esta oportunidade signifique um adiantamento para a próxima, pela suficiente razão de que pode não haver outra oportunidade seguinte.
Um lugar já ocupado, uma porta já fechada, um autocarro que já partiu, um contacto que já outro descobriu primeiro para os mesmos objectivos, uma meta passada em segundo lugar, uma paixão já ocupada por outrem. Sucedem-se em número e diversidade as frustrações por não se conseguir alcançar de forma pioneira aquilo a que nos proponhamos alcançar.
O mundo desloca-se e desenrola-se independentemente do nosso ritmo, não estando por nada a aguardar a nossa presença para entregar as oportunidades de bandeja.
Dominar os nossos fracassos é condição vital para que nos tempos de hoje seja possível manter uma mente saudável. O nosso autocarro já partiu, o nosso lugar ideal no estádio já está ocupado, a nossa oportunidade de promoção esfumou-se, a pessoa que desejávamos conhecer melhor já tem dono, só nos resta de facto saber superar os desaires que se nos impõe à revelia da nossa vontade.
Saudemos este mundo que não nos guarnece com tudo o que queremos, da forma como o queremos, pois é essa luta que dá sabor às conquistas e às decisões arrojadas.
Rendermo-nos ao desaire, achando-nos filhos do infortúnio é erro tão grande como o de escusar reflectir sobre o que correu mal e tentar clarificar até que ponto depende de cada um de nós o sucedido.
Arrisco dizer que a oportunidade seguinte existe na maioria dos casos, ainda que de formas não propriamente iguais em forma, mas idênticas em resultado.
Existirá pois um rumo preciso que converge com a mesma oportunidade que fracassou, perdido no meio do pessimismo ou desistência que dão tudo para nos assomar. 

1 comentário:

  1. Saudemos este mundo que não nos guarnece com tudo o que queremos, da forma como o queremos, pois é essa luta que dá sabor às conquistas e às decisões arrojadas.

    Perfeito. E perfeitamente de acordo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...