Procurar:

Sobre a disponibilidade no telemóvel

Share it Please

105211qVxU_w Vai chegar o tempo em que o estar constantemente contactável será uma doença cujos sintomas maiores serão a claustrofobia assente na falta de oportunidades de estar só.

O telefone móvel, ainda que eu não seja um usuário referência do mesmo, começa a angustiar-me, porque instituiu-se de forma um tanto quanto bárbara que, com a disseminação desse aparelho e seus serviços, qualquer pessoa deve atender numa questão de segundos a qualquer chamada que surja ou mensagem que receba.

Se no âmbito profissional há notórias vantagens desta rapidez e contínua comunicação, a verdade é que já no foro da vida privada, estar constantemente disponível no telemóvel constitui uma tremenda de uma prisão e de uma adulteração da liberdade.

Ora não sendo sensato de forma alguma abdicar desta útil e interessante tecnologia devido a este detalhe cultural, acontece que tendo a ter o telemóvel no modo que não perturba o decorrer das actividades onde esteja, com som que leve à desconcentração, e acabo por fintar a falta de liberdade que é sentir que tenho de responder a qualquer solicitação, não permitindo que o aparelho me informe desse contacto. Este regista no visor a solicitação mas só a minha consulta intencional do aparelho é que me leva a dar conta da sua existência e a ponderar nessa altura a resposta, se de facto a quiser dar.

A sociedade está-se a habituar a que seja falta de educação não responder quando se liga para o telemóvel, mas a verdade é que há que manter a porta aberta para o facto de nem sempre se estar disponível ou receptivo a responder. E isto não pode de forma absoluta ser visto com falta de educação ou desconsideração, porque pelo mesmo motivo que as pessoas nas suas casas decidem a quem abrem a porta de casa, também cada um de nós tem o direito a dizer a quem e quando quer abrir os ouvidos e o cérebro, já agora. Há pessoas a manejar os telemóveis como autênticas espadas, esgrimindo telefonemas e mensagens escritas por todos os cantos, arriscando-se a meu ver, a uma depreciação completa da utilidade do aparelho e do sentido de comunicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...