Procurar:

Sobre a escola e o lidar com o fracasso e sucesso

Share it Please

75217XEgd_wInúmeros são os alunos que passam mais de uma década a crescer dentro de uma filosofia educativa que nem ensina a lidar com o fracasso nem a lidar com o sucesso.

Alguns alunos habituam-se a pertencer uma elite que obtém sempre resultados próximos da plenitude, gente para a quais a gestão do sucesso pudesse ajudar a perceber que os resultados escolares nada mais são do que isso, o produto da avaliação de matérias alvo de estudo, e que não é legítimo extrapolar para a vida pessoal ou para a componente personalística tais méritos. Muitos ficam sem desafios estimulantes, moldam o seu espírito e tornam-se um tanto quanto convencidos, exageradamente seguros de si, mas sobretudo desconfiados dos que não partilham de semelhante sucesso escolar. Os que tiram piores notas parecem ser vistos como gente inválida para lhes explicar o que quer que seja, sem aptidões.

No extremo oposto, um vasto conjunto de estudantes nunca saberá o que é ser o melhor, ou estar próximo disso. Para estas pessoas, a desmotivação é o principal inimigo e a auto-estima a mais sensível variável que terão de gerir. Sendo ajudadas a lidar com o fracasso, porventura conseguissem relativizar os resultados do mesmo modo sugerido para os alunos de sucesso, mas desta feita para que banissem verdadeiramente a extrapolação de que o fracasso nos estudos é um fracasso na vida. É crucial que consigam identificar pontos positivos associados às suas pessoas e que se mentalizem que são igualmente válidos. O mundo lá fora não sabe que notas tiram, olha-los-ão do mesmo modo de sempre, quiçá igual aos alunos de sucesso.

Na minha concepção de escola não cabem apenas o avaliar e classificar estudantes, porque a pedagogia não se esgota nessa atribuição de graduações. Se as escolas se subtraem a ajudar os alunos a crescerem lidando com o sucesso e fracasso, deixando-os como autênticos autodidactas nessa matérias, serão estas escola imperfeitas que formarão cidadãos vulneráveis, duplamente arredados dos seus potenciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...