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Sobre o desafio da avaliação escolar

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12248_w O badalado assunto da avaliação tem muito que se lhe diga, e não raro o sujeito que o enuncia serve-se dele para colmatar problemas que sinta e não insuficiências globais que identifique enquanto participante do sistema de ensino e do sistema de avaliação.

Eis um desafio que se coloca tanto nas universidades como no ensino dito obrigatório: como levar a cabo uma avaliação ampla e criteriosa, possivelmente mais complexa do que a que existe, sem que esta represente uma sobrecarga excessiva daqueles que têm de avaliar, possivelmente professores, mas não excluindo os próprios alunos?

No meu entender e em crescendo de convicção, o sistema de ensino secundário urge em ter um modelo de avaliação que possa efectivamente diferenciar os alunos, dando resposta e justiça às capacidades dos alunos: estes não podem olhar para o documento que expresse a sua avaliação e não conseguir perceber quais são os aspectos em que o seu rendimento está a ser deficitário comparativamente com os colegas. Para isto as escolas e o processos de ensino teriam de evoluir significativamente para um modelo diversificado de aulas, escapando assim às clássicas aulas de exposição. Há pessoas que são mais lentas a absorver os conceitos, há pessoas que não tem confiança em si mesmos, há pessoas que não são originais, há pessoas que não conseguem falar sobre aquilo que sabem, há pessoas que não conseguem ter uma visão global sobre os assuntos. Com um modelo de avaliação centrado em diferentes frentes de avaliação, os avaliados poderiam destacar-se nos variados aspectos e assim que recebessem a sua classificação porventura percebessem melhor não apenas aquilo que os emancipa dos demais mas também os que os retarda e penaliza.

Se é um modelo criterioso que está em causa na actual proposta de avaliação de professores, então que seja aplicado porque trará justiça à avaliação e não mais permitirá encobrir as fraquezas e méritos de cada docente. A seguir faça-se igual aos alunos, do básico ao universitário, para mais transparência e conhecimento nas notas.

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