Procurar:

Sobre o ser do tempo de...

Share it Please

Associada a cada geração existem objectos, acontecimentos, pessoas, actos, que marcaram de alguma forma aqueles que foram jovens contemporâneos num determinado período lá atrás.

É curioso notar como as diferentes gerações de se apropriam de uma fatia de anos que corresponde aos da sua juventude e faz deles os seus anos, o seu tempo. Quem nunca ouviu as célebres afirmações sobre o ser do tempo de não sei quê, ou de uma música, livro, filme, banda, actor, politica ser da altura dessa pessoa.

Tendo sido esta uma das descobertas mais curiosas que fiz recentemente, essencialmente por me ter apercebido, do que por se tratar de uma ideia árdua de obter, tenho vindo a perguntar-me porque motivo se apropriam as pessoas daquilo a que dizem ser o seu tempo, na juventude, embora continuem a ser contemporâneas de tantas outras coisas posteriores a esse seu tempo, com semelhante grau de participação e consciência.

Por outro lado, é na infância que muito do que cada um será se define, joga e constrói, ou seja, é dos períodos mais cruciais do processo de formação e como tal esse tempo que cada geração diz ser o seu tempo corresponde sempre a um período desfasado do de seu nascimento, coincidindo mais com uma faixa etária dos doze aos trinta anos.

Embora seja aquilo que memorizámos, os recortes do período do tempo de cada geração nada informam sobre a fase de nascimento, sobre o que se ouvia, lia, comentava, acontecia, pensava nessa época. Ora para aquilo que cada um hoje é, talvez conte mais ir à procura do ambiente que se respirava na data do nascimento, pois foi nesse ambiente que a geração nasceu, nesse ambiente que passou de bebé a criança, de criança a menino.

Noto que se sonega imenso a altura do nascimento, havendo mais interesse em dizer de cor aquilo que se via na televisão ou jogava nos intervalos da escola, do que propriamente saber aquilo que vimos, ouvimos, respirámos, vestimos ou brincámos aquando do nascimento, e que certamente muito mais respostas terão para que hoje somos. Mas desengane-se aquele que pensa que chegará ao tempo do nascimento com a mesma facilidade,  será um desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...