Procurar:

Sobre os hospitais e a maneira como se vêem

Share it Please

167941YEgD_w Muito devido à corriqueira definição do que é um hospital, é legítimo alocar uma aura de negatividade e aversão a esses estabelecimentos, que se esgota na conotação negativa que a doença tem em sociedade e o seu significa na felicidade pessoal.

Ora esquecemo-nos que os hospitais, se não todos, uma boa fatia deles, tem no leque de préstimos o serviço de maternidade.

Quem lá entrar e puder observar o clima que se respira, terá a porta aberta para entender os hospitais de uma forma mais justa: adjectivos positivos também podem ser atribuídos sem perda de honestidade de quem os atribua.

Que se mude essa possível visão dos hospitais para uma noção de contraste, estes são locais onde se contrastam estados de saúde, em que se contrastam as sortes dos pacientes, doentes, internados, em que se contrastam história de vida, e ainda em que as visitas dos internados chegam com caras diferentes: tanto chegam visitantes para apoiar um enfermo ou como chegam para conhecer os mais recentes membros de suas famílias.

Uma coisa é certa, aqueles que lidam com tamanho contraste de forma acumulada e intensiva, certamente que desenvolvem uma qualquer concha fronteiriça invisível, que permita manter os índices de normalidade psicológica dentro dos limites saudáveis.

Ninguém consegue trabalhar num cenário de tragédia constante nem de euforia constante sem que desenvolva meios de evitar a comoção e alegria/dor desmedida vividas nas diferentes alas. Tais excessos são fracturantes.

O mais caricato em tudo isto, merecedor da particular nota, é a peculiaridade de em tão restrita área ocupada um edifício possa albergar tantos destinos de vida, possa ser morada última e morada primeira, possa contrapor a imagem da chegada de um acidentado de última hora, com um rebento que acaba de chegar a esse mesmo mundo. Realidades que se tocam física e temporalmente, à distância de uma janela ou piso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...