Procurar:

Sobre o sofrimento como caminho indispensável

Share it Please

87017YEhD_w Há sempre quem diga que de um leque de aspectos negativos de uma dada questão existe um bem positivo, como se do sofrimento, angústia, consternação e ansiedade possa advir sempre algo benéfico para o sujeito que passe por isso, nem que seja a aprendizagem e o crescimento interior.

Tais considerações têm interesse de forma retrospectiva, mas no momento em que se sofre as devidas consequências pouca ou nada importam para a aliviação do mal em causa.

Com esse optimismo exacerbado paira a ideia de que há um sentido superior para tudo, que os fracassos, desaires, interregnos ou retrocessos fazem parte de um percurso previsto que confere uma aprendizagem prevista. Este tipo de filosofia implica ainda o reconhecimento de que o sofrimento é uma via para o alcance dos objectivos e que o sofrer compensa, desencorajando implicitamente a tentativa de buscar a mesmo meta por um caminho mais confortável.

Nem a aprendizagem e percurso foram previstos, caso contrário já se saberia quem foi que previu, nem o sofrimento é um fardo incontornável. De facto, só o risco de exclusão social e alienamento das fileiras da normalidade impede que haja mais revoltas contra a ordem natural das coisas, ou por outra, contra a sedimentação natural das práticas e procedimentos, que ninguém questiona ou por falta de coragem ou por ser incapaz de reparar nelas.

Aprendi que a mente tem a insólita capacidade de dotar de sentido praticamente tudo, com a condição de acreditar nessa versão das coisas, e isto explica porque motivo se chega ao fim de uma etapa e se consegue ver as peças do enigma a encaixar, mas nunca nos perguntemos se o enigma é mesmo aquele ou não. A nossa liberdade mede-se também pela margem de manobra para fazer diferente.

Os aspectos negativos, custosos ao ser humano, não devem ser vistos como irremediáveis etapas da vida, imutáveis e indispensáveis: isso é apelar à passividade, condição estranha a tudo quanto fizemos enquanto civilização para contrariar as leis da Natureza, essas sim fixas e irremediáveis se nada em contrário for feito para o impedir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...