Procurar:

Sobre os professores informais

Share it Please

                     710972_bf22_625x1000

No âmbito do quotidiano a todos vai cabendo o papel ora de professores ora de alunos, ainda que quase sempre este desenrolar seja numa perspectiva informal.

Atentando sobre o papel de professor, a informalidade salvaguarda quaisquer lacunas, fraquezas e defeitos que tenhamos, desculpando-nos, na medida em que podemos sempre alegar não ser essa a nossa profissão.

Porque motivo somos professores uns dos outros no dia-a-dia? Muito provavelmente porque temos experiências, conhecimento ou ideias que merecem ser partilhadas, de onde talvez possa resultar um qualquer ensinamento.

Basta transportar essa informalidade com que se é professor para uma sala de aula e eis que tudo muda. A sala de aula legitima o professor, porque o coloca numa posição de destaque. Já não é o mero professor informal que ensina onde calha, num carro, num café ou num jantar, agora é o professor que ensina no local padronizado para o ensino. As salas de aula têm um código de conduta próprio, tem uma seriedade que restringe muita da forma natural de proceder, pensar e reagir dos alunos e do próprio docente.

Voltemos, porém, à questão dos professores informais, aqueles do dia-a-dia, e repare-se na forma como muitas vezes os professores que se apanha numa sala de aula são como professores informais aprisionados num cenário de sala de aula.

Há muitos que, mesmo tendo contactado com noções de pedagogia, e note-se que eu não as tenho, certamente não as colocam em prática. São pessoas que detêm conhecimento e se limitam a legitimar-se professores justamente por essa via, por deterem conhecimento. Mas eis que se pergunta se um professor é só isso, se basta ter coisas novas para dizer aos outros para que possa ser considerado um professor, na completa acepção da palavra.

Há nos do ensino superior algum desdém pelos do ensino secundário, mas parece-me que os últimos vão tendo mais preocupação com a pedagogia, do que os do ensino superior que se fecham em copas numa arrogância típica dos que têm a mania da superioridade. Muitos deles não passam de professores informais, aprisionado numa sala de aula, que nunca aprenderam a exercer esse papel profissionalmente. Infelizmente.

2 comentários:

  1. Dear 3vial,
    You can not write in the template created by me a link to zenplate.blogspot.
    This is illegal and violates the creative commons license of created by me. You must remove the link to zenplate.
    ...you are free to NOT use the template by TemplatesCove, use a graphic by zentemplate, if you like it!
    But now this link is illegal: you can not advertise zentemplate in my original graphic.
    Best regard

    ResponderEliminar
  2. Dear 3vial,
    Template is legal now .
    Best redards.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...