Procurar:

Sobre algumas subtilezas do cinema

Share it Please

                  765977_a17a_625x1000

O cinema tem algumas subtilezas que passam despercebidas a menos que a sua repetição as ponhas a descoberto.

Dei comigo a perguntar-me porque motivo quando um personagem é apanhado pelo vilão e este revela nenhuma outra intenção que não a de o matar, fala com ele e lhe diz que vai morrer. Faz algum sentido que se converse e se justifique porque motivo a pessoa vai morrer, quando, daí a instantes, já era? Qual o valor acrescentado, para o personagem candidato a vítima, que a justificação tem? Trata-se claramente de um justificação direccionada para o público que assiste à cena.

Já em temos falara de como a solidão, no cinema, é retractada de forma cuidada e irreal, porque o facto de haver uma assistência faz com que a personagem esteja verdadeiramente numa pseudosolidão.

No que toca aos enredos, existem nuances que abrem alas ao heroísmo surreal propalado em algumas produções. Quem vir e não se permitir algum cepticismo, nunca perceberá porque motivo o vilão não mata logo o herói, manda os capangas matar e lhe dá conversa. Não compreenderá também porque motivo o herói nunca se esbarra contra outros carros, quando o trânsito está acima de qualquer controlo ou habilidade, quando a probabilidade de bater supostamente seria igual para todos.

Talvez se dê o benefício da dúvida, porque os consumidores de cinema não têm experiência prática do mundo dos espiões, do mundo criminoso, do universo militar, tal como eu.

Faz-me ainda imensa confusão que cinco capangas a disparar armas de fogo contra um alvo não acertem uma vez que seja, e o herói consiga alvejá-los todos. É o cúmulo do sensacionalismo bélico.

Mas depois sempre surgirá um fã mais aguerrido e dirá que aquilo é cinema, não é vida real. Só que o cinema persegue a vida real, condimentando-a, a ponto de nos fazer querer encontrar os perfis dos personagens no nosso quotidiano.

Quem não gostaria de ser um agente que é perfeito do ponto de vista física, perfeito a executar, perfeito a falar, perfeito a dissimular, perfeito a sair ileso, e ainda para mais soma a isso uma namorada que faz parar o mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...