Procurar:

Sobre a argumentação nos assuntos de jovens

Share it Please
                          
Imagem: Ensemble - Hannes Beckmann (1946)


* * *

Alguns encarregados de educação de menores (ou tutores morais de jovens adultos) revelam por vezes uma prática habilidosa, típica, que incide na ideia de que uma dada idade em questão é a altura apropriada para se incorrer em determinados comportamentos, adoptar determinado estilo de vida ou defender determinado tipo de posições.

Para mim, quem usa esse tipo de argumentos encontra neles uma muleta fácil para não ter de se ralar com o assunto em causa de forma frontal. Dizer, por exemplo, que determinado jovem troca de companheira como quem muda de roupa e sustentar isso com o estar na idade própria para o fazer, é entrar num terreno perigoso que pode levar a resultados adversos.

Quando se está a discutir a moralidade de uma determinada questão, não se deve recorrer a este tipo de aliviadores de tensão de outro modo vicia-se completamente o exercício que estava a ser feito, a ponto de o abortar, Este tipo de argumento surge mais em pais, avós, padrinhos, etc, que dele se servem para justificar a irreverência, incorrecção com que os jovens visados governam as respectivas vidas.

Sou particularmente avesso a este argumento, sobretudo porque ele abala as considerações condenatórias que poderiam surgir fruto de uma disessação genuína das coisas. Ao se alegar a adequação de tal situação ao contexto etário ou experiencial do indivíduo, anulam-se as hipóteses de tal situação não dever existir e por ser inequivocamente negativa. Quero com isto dizer que quem diz que se está na idade para fumar uns charros porque quando senão nesta idade é que se deve fazer, está claramente a subtrair da conversa a possibilidade de condenação da tal conduta. O interlocutor falava da moralidade da situação e não da temporalidade em que se pode ser amoral.

Só quando nos apercebemos deste tipo de artifícios do pensamento é que percebemos de que forma o nosso circuito fechado corrompe os factos.

Publicação original: 09-02-2009
Revisão: 05-12-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...